Estamos no Blogger

Mudança de Plataforma

Estamos no Blogspot

Antena Louletana

Das montanhas, vejo o mar.

Antena Louletana é um blog da responsabilidade de João Monge Ferreira, embora conte com outras colaborações que serão assinadas.

About these ads

Uma resposta

  1. Caros amigos: Chamo-me Fernando Pais e penso que o BB continua a ser uma enorme referência ética e cultural no País, apesar de o tentarem escamotear durante anos para cá com as maiores barbaridades. Li esta carta que vos vou enviar e fiquei estupefacto com a vida dura que ele teve (ouvi falar, mas nunca tinha lido). A minha admiração não só é reforçada com esta comovente carta lida inadvertidamente num Blog sério, com vos peco a todos para reencaminharem a todas as partes possíveis este documento espantoso como eu estou a fazer.

    “Carta sobre Baptista-Bastos
    Escrevo a propósito de uma coluna sobre o carácter e a postura moral e ética, acima de qualquer “politiquice” do Baptista-Bastos: é escandaloso que fizeram com ele, pois embora nunca tenha conversado muito com ele, conheço-o e leio-o.
    Durante quase quarenta anos fui vizinho dele e da sua minúscula casa, já naquela altura em estado de conservação complicado. Durante esse perído assisti desde cedo às brutais investidas da PIDE (que não brincava) na sua casa, à sua fuga quando foi o famoso “assalto à Sé”,no qual ele esteve envolvido até à ponta dos cabelos ( com armas até), tendo de fugir até as coisas acalmarem, deixando a sua mulher e os seus filhos pequenos na casa da sogra, aos sucessivos desempregos que aquele homem teve antes do 25 de Abril e aos problemas graves daí existentes. No Diário Popular ganhava ele (e todos os os outros jornalistas) três vezes menos que os estivadores que moravam lado a lado com ele e nunca se queixou:espartano, saía todas as manhãs de cara lavada para o trabalho. Nunca percebi como é que ele conseguiu escrever livros e ensaios naquelas condições e numa casa do tamanho de uma sala, onde viveram cinco pessoas (ele, a mulher e os seus três filhos). Na sua última vez, já na dita democracia durante o tempo do Cavaco ministro, despediram-no de vários jornais (ele estava na lista negra do primeiro-ministro), a sua casa estava já em estado caótico e muita gente em Alfama tinha sido realojada ou as suas habitações recuperadas com apoio camarário, estando os seus filhos no ensino superior oficial, não tendo outra hipótese senão tirar boas notas, pois não havia dinheiro suficiente para luxos de escolas privadas.Aliás, foram os únicos miúdos lá da rua que tiraram cursos superiores naquela altura!
    O senhorio aumentava a renda e nunca fez obras. Após os tribunais não darem em nada, começou a escrever inúmeras cartas para a Câmara resolver a situação de todas as famílias envolvidas e anos depois lá saiu, após técnicos camarários fazerem vistorias as casas todas. O BB já com sessenta e tal anos, foi o último entre dezenas de famílias que de lá saíram para outros lados; entretanto a vida dele começou a endireitar, com os programas de televisão e a escrever regularmente.
    Curiosamente, a amizade e a moral sempre estiveram para ele acima da ideologia política, pois sei que teve discussões enormes e até violentas fisicamente na sede do PCP entre meados dos anos setenta até aos anos oitenta, defendendo grandes amigos dele nos antípodas do que ele apoiou políticamente, tais como o João Coito (salazarista dos sete costados e jornalista do jornal o diabo), António Maria Zorro, entre outros que ele nunca sob circunstância alguma deixou de estenter a mão amiga, dar apoio e transmitir respeito.
    Voltando à história: o senhorio, quando o prédio ficou devoluto fez obras e alugou dez vezes mais!
    Não percebo o silêncio do Mário Crespo, quando ele próprio fez uma reportagem à anos na RTP, sobre um dos sucessivos desempregos do Baptista-Bastos. Muito menos o silêncio dele quando num frente a frente O Vicente Jorge Silva disse que tinha “vergonha de pedir uma casa”, mas o Vicente não teve vergonha de pedir e de se arrastar para ser deputado (coisa que o BB teria certamente vergonha): isto não se faz a um homem, quanto menos a um colega de trabalho! O Expresso fez cinco artigos contra o homem à três semanas cheios de ódio: não compreendo estes auto apelidados neo-liberais de uma amoralidade que me deixam estupefacto…
    Nunca li nada nos Jornais que o BB não atacasse, quando não achava justo, quer à esquerda, quer à direita, até o João Soares, de quem não gosto nada, levou nas “bochechas” quando foi preciso. Fizeram muito mal a um homem demasiado sério, e eu sei que também devem achar que existem aqui uma série de invejas e ódios, despoletados só por colegas, aproveitado por políticos do piorio…algum povo vai atrás desta paródia!
    Lembra aquela história do velho Leão cercado por chacais. Têm de ser muitos, pois “mano a mano” ninguém lá vai!!
    O BB não se vendeu, nunca foi delator, nem escreveu artigos a elogiar nem a “engraxar” ninguém, senão acho que em vez de ter uma casa alugada à câmara, tinha uma casa própria num condomínio privado, como alguns dos seus colegas têm.
    Ainda por cima ele vive ao lado da Quinta do Barros, que são só bairros sociais à volta, e ainda dizem que é um sítio de “classe média/alta”!…Eu tinha mais medo de saír dali à noite, do que em Alfama!
    O homem deve andar pelos setenta e muitos anos, pelo que acho a afronta e a falta de respeito ainda maior por um cidadão que tudo fez para honrar e desenvolver o jornalismo em Portugal e é um dos maior escritores de Lisboa!… Ele não se “vendeu” aos trinta,nem aos quarenta, em situações muito piores,com filhos pequenos e era aos sessenta e tal, já velho e numa casa inqualificável?..Além disso se ele quisesse comprar casa, nenhum banco lhe concedia empréstimos – eu sei disso. Por outro lado se ele estivesse morto ou a viver na sua antiga casa, ninguém dizia nada! Eu acho que toda a gente enlouqueceu!…deve ser por causa do “crash” na bolsa, ou não?!
    Ele e a família são muito respeitados no bairro de Alfama. pois os mais velhos sabem o que ele passou: os seus jovens colegas de trabalho pelos vistos esqueceram-se.

    P.S.- Lembro-me de ele comprar uma minúscúla casa em Constância do Ribatejo,depois de ter feito dois trabalhos para a RTP por 800 contos (uma fortuna!…) e estar a contar isso todo contente lá na rua, para poder guardar as suas largas centenas de livros, porque já estavam a acumular-se na casa de banho!.. Mas acho que casa é tão pequena que a cama foi colocada por cima dos livros! O neoliberal Expresso ainda disse que é “casa de férias”! onde?…na Síbéria?…É só rir!
    No Expresso o Miguel Sousa Tavares é um dos que o atacou, esquecendo-se que o Dr. Jorge Sampaio, quando foi Presidente da Câmara, cedeu uma casa ao Pai dele no Lumiar!. E o malandro só ataca o BB por isso! Que pouca vergonha!…Eu tenho a certeza absoluta, porque a minha filha vive perto! Alem disso mantém um patrocínio da Suzuki (carro de Borla, avençazita, etc.) e ainda fala em deontologia…só rir!
    Será que vão todos atacá-lo como o fez o jornal Expresso, ou permanecer todos calados (como o Mário Crespo que tanto o louvou e dizia na TV que ele é o maior dos jornalistas, vai permanecer calado na televisão?). Basta lêr o Baptista Bastos ontem, hoje, e esperemos que por muito tempo), para ver que ele não tem nada a ver com o caso das “casinhas da câmara”! A única coisa em comum é ele ser arrendatário da Câmara! Por comparação: Lá por eu viver em Alfama, não implica que seja fadista ou apregoe peixe!
    Espero todos tomemos uma iniciativa após lerem isto!
    Saúde!
    Outubro 2008
    João C -Trabalhador na banca, enquanto ainda houver dinheiro por cá!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: